Uma trilha do Bosque da Barra foi interditada após o aparecimento de jacarés

Uma placa com o alerta de animais na trilha bloqueia a passagem de visitantes

Por Gabriela Marino

Uma trilha do Bosque da Barra foi interditada após o aparecimento de jacarés
Lago sofre processo de seca desde junhoi
Reportagem BandNews FM

Uma trilha do Bosque da Barra, na Zona Oeste do Rio, foi interditada após o aparecimento de jacarés que deixaram o lago principal do parque, que secou durante intervenções da concessionária Iguá. Uma placa com o alerta de animais na trilha bloqueia a passagem de visitantes. 

A reportagem da BandNews FM esteve no local nesta quarta-feira e a água do espaço voltou a aparecer, após a empresa bombear cerca de 200 mil litros de água, atendendo a uma solicitação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima. 

No entanto, especialistas alertam que um monitoramento precisa ser feito para saber se o comportamento dos animais que vivem no espaço irá mudar. 

Partes do local já estão com algumas poças de água, diferente do cenário dos últimos dias, que era de secura total. 

Segundo o biólogo Izar Aximoff, a Prefeitura precisa fazer um monitoramento da fauna e da flora, além de verificar as condições para evitar que uma nova seca aconteça. 

De acordo com especialistas, a única forma do nível do lago voltar ao inicial é com a recarga da água da chuva. O lago ficou seco durante as obras da Iguá na Estação de Tratamento de Esgoto do bairro. A empresa realizou o rebaixamento do lençol freático, o que, segundo o Instituto Estadual do Ambinente, não foi autorizado.

Na a última quinta-feira, o Ministério Público do Rio instaurou um inquérito civil e solicitou que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a Fundação Rio Águas, o Inea, o Ibama e a Polícia Militar realizem vistoria no local, com o objetivo de verificar a situação atual do espaço.

As entidades devem apresentar um relatório fotográfico e documentos com as medidas adotadas por cada uma delas.

Em nota, a Iguá disse estar ciente do inquérito e afirmou que vai responder os questionamentos. 

Mais notícias

Carregar mais