Uma das principais atrações do AquaRio, o tubarão Gastão morre de Câncer

De acordo com o biólogo marinho e gerente técnico do AquaRio, Rafael Franco, o caso de Gastão pode ser considerado raro

Por Gustavo Sleman

Uma das principais atrações do AquaRio, o tubarão Gastão morre de Câncer
Divulgação/AquaRio

Uma das principais atrações do AquaRio, o tubarão Gastão morre vítima de um câncer. Parte da espécie mangona, o animal foi diagnosticado com um Carcinoma de Células Escamosas, um tumor considerado extremamente agressivo, após apresentar um comportamento diferente do habitual em março. Com isso, ele foi levado para quarentena com o objetivo de receber cuidados médicos veterinário.

O processo de tratamento durou sete meses e foi acompanhado por uma equipe de oito veterinários e dez biólogos de diferentes especialidades. Durante todo o período, foram realizados exames de ultrassonografia, radiografia, endoscopia, além de coletas de sangue e sêmen.
De acordo com o biólogo marinho e gerente técnico do AquaRio, Rafael Franco, o caso de Gastão pode ser considerado raro.

Ainda segundo Rafael Fraco, durante a quarentena de Gastão, além de exames específicos, o tubarão mangona também passou por três sessões de criocirurgia para remoção do tumor.

Gastão, que tinha entre 22 e 25 anos, é um dos tubarões que chegaram em 2017 para promover um programa de pesquisa, conservação e reprodução da espécie, que está ameaçada de extinção. Vindo dos Estados Unidos, ele se tornou ao lado de Donald uma das principais atrações do AquaRio.
Em nota, o Aquário Marinho do Rio lamentou a perda de Gastão e afirmou que o momento é de tristeza. O tubarão morreu na noite da última quarta-feira (21).

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.