Uma a cada cinco pessoas pretende gastar até mil reais durante o Carnaval no Rio

É o que mostra uma pesquisa feita pela plataforma TIM Ads com clientes de todo o estado

Por Guilherme Faria (sob supervisão)

Bloco de Carnaval
Fernando Maia/Riotur

Uma a cada cinco pessoas pretende gastar até mil reais durante o Carnaval no Rio de Janeiro. É o que mostra uma pesquisa feita pela plataforma TIM Ads com clientes de todo o estado. Ao todo, foram mais de 13 mil respostas e quase metade dos entrevistados afirmou gostar muito dos dias de folia.  

As atividades citadas por quem participou da pesquisa são variadas. Cerca de 22% disseram que vão participar de blocos de rua, enquanto 14% vão a trios elétricos. Há quem prefira, também, aproveitar os dias de Carnaval para ir à praia (25%), descansar (22%), ver os desfiles das escolas de samba pela TV (22%) ou viajar (30%).

A estudante Luna Galera conta que o Carnaval é um dos períodos do ano mais esperados por ela, que passa o dia na rua e costuma consumir bastante no comércio local:

"Eu acordo sete horas da manhã, já super feliz, super animada, pronta para fazer minha maquiagem, meu cabelo, colocar minha roupa e muito glitter pelo corpo. Me planejo para estar na rua com meus amigos às 8h ou 9h da manhã, pulando, cantando. E só volto para casa 22h, 23h, cansada, mas feliz e pronta para o próximo dia"

Perguntados sobre os hábitos durante a folia, 40% dos entrevistados pela TIM Ads afirmaram que bebida alcoólica é o primeiro produto que vem à cabeça ao pensar no Carnaval. 25% disseram que são as fantasias e acessórios e outros 17% afirmaram pensar em fast food.

A estudante Bárbara Magalhães relata que se prepara para a folia com alimentos que deem sustância, mas admite que os gastos aumentam no período:

"Carnaval para mim é festa de rua, gosto muito de passar minhas manhãs e tardes nos bloquinhos e isso acaba gerando alguns gastos. A gente acaba comendo fora, então nesse período eu normalmente faço compras básicas para casa, comidas que deem sustância, para já sair preparada e só voltar quando o corpo cansar mesmo."

A pesquisa traz, ainda, um outro dado interessante: 39% dos cariocas acreditam que o Carnaval é muito importante para a economia do país.  

Essa é a expectativa, também, dos comerciantes cariocas. Um levantamento do Clube dos Diretores Lojistas do Rio mostra que o comércio espera um aumento de 5% nas vendas até o fim do Carnaval. 

Segundo a pesquisa, os comerciantes calculam que o preço médio das compras no período gire em torno de R$ 150,00, com os clientes optando por pagar no Pix ou no cartão de crédito, de forma parcelada.

O presidente do CDL, Aldo Gonçalves, ressalta a importância da festa para a economia:

"É realmente um período importantíssimo para o comércio do Rio de Janeiro. Além das vendas de produtos específicos para o Carnaval, como adereços e fantasias, tem também uma parte de vestuário e bares e restaurantes, que também têm um movimento muito grande."

Ainda segundo o levantamento, as lojas do Centro do Rio estão vendendo mais que os estabelecimentos de outras regiões da cidade. 

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.