UFRJ: alunos de Educação Física e Dança aprovam redução de vagas para os cursos

O Conselho de Ensino de Graduação da UFRJ aprovou diminuição da oferta de vagas, de 480 para 240

Por Júlia Zanon (sob supervisão)

UFRJ: alunos de Educação Física e Dança aprovam redução de vagas para os cursos
UFRJ
Artur Moês/UFRJ

Enquanto alunos dos cursos de graduação e Educação Física e Dança UFRJ aprovam a redução de vagas na faculdade, estudantes que tentam uma vaga temem o aumento da dificuldade para ingressar na universidade. 
 
Na quarta-feira (28), o Conselho de Ensino de Graduação da UFRJ aprovou diminuição da oferta de vagas, de 480 para 240. Quem faz os cursos afirma que a medida é necessária, diante da precariedade dos prédios onde as aulas são realizadas.

Não está tendo infraestrutura para atender a demanda da escola, a gente mal está tendo espaço para ter aula. Tendo o ingresso de novos alunos só vai sobrecarregar ainda mais essa demanda. E eu concordo, eu acho um absurdo a gente ser obrigado a fazer isso Mas essa é a única forma da gente conseguir olhar pra quem tá aqui Pra quem já tá matriculado, pra quem está no curso

Neste ano, o primeiro semestre teve que ser cancelado após parte do prédio de Educação Física cair em maio deste ano. Parte do teto já havia desabado em setembro do ano passado. Desde então, os estudantes estão com o calendário acadêmico apertado. 
 
A estudante de educação física Melanie Caires veio de Teresópolis, na Região Serrana, para estudar na UFRJ e reclama dos problemas estruturais da universidade.

E eu soubesse que a faculdade estava nessa calamidade, eu teria ficado por lá Eu teria continuado no meu emprego, teria feito faculdade particular Por mais que fosse ser maçante, né? Que comprometesse o meu estudo, pelo menos eu estaria tendo alguma coisa E é o que está acontecendo com muita gente que está indo embora E quem está aqui é porque realmente teve que mudar toda a sua vida para isso

Por outro lado, a decisão de redução do número de vagas é contestada por alunos e professores do Ensino Médio. Bruna Soares está estudando para conseguir ingressar numa faculdade e afirma que agora vai ser mais difícil conseguir uma boa colocação. 
 
O professor de história Matheus Gusmão também tem alunos que querem prestar vestibular para Educaçao Física e para Dança. Ele critica o anúncio feito tão perto do Sisu. 
 
Apesar da decisão ter sido divulgada na quinta-feira, a redução de vagas para os cursos de educação física e dança já havia sido pré-determinada na metade deste ano, quando houve uma reunião entre os alunos, diretores e funcionários para decidir o futuro das aulas. 
 
Na época da reunião, foi discutida a possibilidade do uso de conteiners como salas, vestiários e banheiros. Agora, uma das preocupações é chegar uma nova leva de estudantes e não ter espaço físico para todos os alunos. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais