UFRJ adia debate sobre projeto que prevê concessão de antigo terreno do Canecão

A medida ocorreu após seis conselheiros pedirem vista do processo durante reunião nesta quinta (3)

Por Gustavo Sleman

Terreno fica localizado no campus Praia Vermelha, em Botafogo, Zona Sul do Rio
Gabriel Sperandio/CoordCOM UFRJ

O Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro adia para a próxima quinta-feira (10) o debate sobre projeto que prevê a concessão do terreno onde já funcionou a casa de shows Canecão, em Botafogo, na Zona Sul. A medida ocorreu após seis conselheiros pedirem vista do processo durante reunião nesta quinta (3).  

No encontro, o conselho abordou a proposta que visa demolir o prédio inutilizado e construir um novo espaço cultural, também englobando um campo de futebol no campus da Praia Vermelha.

A ideia é que o novo centro cultural tenha capacidade entre 1.500 e 3.500 pessoas, podendo receber shows de rock e óperas. Um painel de 23 metros com as artes do cartunista Ziraldo também faz parte dos planos, sendo preservado no processo.  

No encontro, alunos e conselheiros alegaram que não estariam sendo consultados sobre o projeto.

A reitora da UFRJ, Denise Pires, rebateu as críticas. Segundo ela, a expectativa é que mais avanços sobre o projeto ocorram até o próximo dia 16.

Inaugurado em 1967, o Canecão era considerado um importante polo da cultura carioca e nacional até o fechamento definitivo, em 2010. Nomes como Roberto Carlos, Maysa, Roupa Nova, Elis Regina e Tim Maia passaram pelo palco da casa de shows.  

Em dezembro de 2021, a Câmara Municipal do Rio aprovou um projeto de lei que estabelece condições para reconstrução do equipamento cultural multiuso em lugar do antigo Canecão.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.