Trinta mil metros de cabo foram furtados no trânsito da cidade só este ano

Prejuízo para a CetRio chega a quinhentos mil reais

João Boeuri*

Problema é diário na cidade
Divulgação/Prefeitura do Rio de Janeiro

Cerca de 30 mil metros de cabos foram furtados em sinais de trânsito na cidade do Rio desde o início do ano. Segundo a Cet Rio, nesse período, mais de 100 cruzamentos funcionaram forma parcial, travado em uma única cor ou simplesmente quebrados. O prejuízo é de R$ 500 mil.

As reclamações dos cariocas são frequentes. Desde a segunda-feira da semana passada, a BandNews FM recebeu pelo menos 25 reclamações de ouvintes sobre mau funcionamento de sinais de trânsito em diferentes pontos da capital fluminense, como na Freguesia e Praça Seca, na Zona Oeste, Leblon, na Zona Sul, Madureira, Maracanã, Pavuna, São Cristóvão, e Tijuca, na Zona Norte. 

Segundo a CETRio, a região da Tijuca liderava até semana passada o registro de sinais com defeito. 

Nesta segunda-feira (9), a situação não foi diferente e foram registradas reclamações sobre sinal de trânsito da Avenida Maxwell, em Vila Isabel, Zona Norte do Rio ; Avenida Maracanã, na Tijuca; e na Estrada Ademar Bebiano. 

O presidente da CET-Rio, Joaquim Dinis, classificou a situação dos furtos de cabos como crítica. 

Até o primeiro trimestre de 2023, está prevista a substituição de cerca de 20% das estruturas dos sinais de trânsito para reduzir falhas e necessidade de manutenção. Também serão instaladas peças que visam coibir o furto de equipamentos. 

A cidade do Rio possui 2.480 cruzamentos com sinal de trânsito. Segundo a CET-Rio, todos os controladores de sinal de trânsito que haviam sido furtados na região da Tijuca foram instalados novamente. A Companhia também disse que adota padrões alternativos nas implantações semafóricas.

*Estagiário sob supervisão de Luanna Bernardes

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.