A Polícia Civil investiga as mortes de três homens após o desabamento de um muro em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. O caso ocorreu durante as fortes chuvas que atingiram o Rio de Janeiro na quinta-feira (24). Vários pontos do Estado sofreram com quedas de árvores, alagamentos e ventos fortes.
As vítimas, identificadas como Alan Amoedo, Cauã Monção e Antônio Júnior, trabalhavam em uma obra da nova estação de tratamento de lodo residual. Uma outra pessoa també ficou ferida.
O irmão de Cauã, William Rezende, acusa a empresa de negligência e pede justiça.
Não tinha equipamento, não tinha nada, entendeu? Chegando num local, infelizmente, tratar a gente como um bicho, não deram uma satisfação, não deram nada, e é complicado, né? Então, era uma boa pessoa. Acabou de tirar a habilitação, tinha seus planos, seus sonhos. Ia ser pai agora, que a namorada dele falou que estava a gravidade de três meses dele, a família não sabia. Só quero justiça mesmo.
Na Costa Verde, a ventania arrancou parte da cobertura do Cais do Abraão. Já em Copacabana, na Zona Sul do Rio, uma árvore caiu. A chuva também alagou parte da Avenida Brasil, uma das principais vias expressas da cidade.
O Corpo de Bombeiros segue monitorando as chuvas que acontecem em todo o estado. A corporação alerta que pedestres e motoristas precisam ter alguns cuidados em caso de chuva forte, como explicar o porta-voz Fábio Contreiras.
Se você estiver a pé, não tente atravessar as áreas alagadas. Você pode cair em um bueiro, sofrer um choque elétrico ou até mesmo ser picado por animais peçonhentos. A chuva pode vir acompanhada de ventos e muitos raios. O ideal é não ficar debaixo de árvores e de marquises, por exemplo. O correto é ir para dentro de metrificação, que é o local mais protegido. Além disso, evite ficar próximo da beira de rios e de córregos. Busque sempre abrigo em locais que sejam altos e sejam fechados. Espera a chuva diminuir. E se você estiver dentro de um carro, também evite atravessar as áreas alagadas.
Em Petropólis, na Região Serrana, a Defesa Civil contabilizou ocorrências devido às chuvas que atingiram o município. Todas foram de baixa gravidade e não resultaram em vítimas.
Já em São Gonçalo, na Região Metropolitana, parte do forro do teto do Partage Shopping cedeu. Durante a madrugada, os reparos foram realizados.
Na capital fluminense, na Ilha do Governador, um navio se desprendeu do cais, após o rompimento dos cabos de amarração, vindo a encalhar a cerca de 200 metros do estaleiro. Rebocadores foram acionados pelo estaleiro local para a manobra de desencalhe da embarcação. Apesar do susto, ninguém ficou ferido. A Marinha e a Capitania dos Portos investigam o episódio.
Segundo pescadores, no local que o navio encalhou passa dutos da Petrobras.
A Transpetro informou que não identificou danos à faixa de dutos, mas que por medida de segurança, colocou o centro de resposta à emergência preventivamente de prontidão.