Três casos suspeitos de varíola dos macacos estão sendo investigados na cidade do Rio. A confirmação é da Secretaria Municipal de Saúde.
No estado, são dois casos confirmados da doença. Um na capital e outro em Maricá, na Região Metropolitana do Rio. No Brasil, ao todo, são oito casos confirmados.
O primeiro caso no Rio é o de um homem de 28 anos que mora em Londres e chegou no Rio no dia 11. O outro paciente é um homem de 25 anos que relatou ter tido contato com pessoas que estiveram no exterior. O quadro de saúde dele não tem complicações e é considerado estável. Os dois procuraram o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, em Manguinhos, na Zona Norte do Rio.
De acordo com a SMS, os primeiros sintomas mais comuns são febre, dor de cabeça, dores musculares e nas costas, linfonodos inchados, calafrios e exaustão. Após o início desses sintomas, as pessoas apresentam lesões de pele que geralmente aparecem no rosto, e depois se espalham para outras partes do corpo, incluindo os órgãos genitais.
A recomendação é evitar contato próximo/íntimo com a pessoa doente até que todas as feridas tenham cicatrizado, e também com qualquer material, como roupas de cama que tenham sido utilizadas pela pessoa doente. Além disso a higienização das mãos, com água e sabão e/ou uso de álcool gel também são recomendados.