TRE-RJ recebe 2.726 pedidos de candidatura para as eleições de 2022

Registro 16% menor que em 2018 contabiliza aspirantes a deputado estadual, governador, deputado federal e senador

João Boueri*

Candidaturas oficiais foram lançadas nesta terça-feira (17)
Reprodução/TRE-RJ

O Tribunal Superior Eleitoral recebeu 2.726 pedidos de candidatura para as eleições deste ano para os cargos de deputado estadual, governador, deputado federal e senador no estado do Rio de Janeiro. O número é menor do que o registrado nas eleições de 2018 para as mesmas vagas, quando foram solicitadas 3.158 candidaturas.

Mais de 1.600 se candidataram para a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. 70 deputados estaduais serão eleitos pela população fluminense. A relação de vagas é de 22,97. A maioria dos registros para o cargo são do gênero feminino.

No entanto, de todas as candidaturas, 69% são homens e 31% mulheres. O número é o mesmo que o registrado nas eleições de 2018. Em 2014, as mulheres representavam 30% das candidaturas. Entretanto, quando o eleitorado é analisado, as mulheres são maioria com quase 54% dos eleitores aptos a votar nesta eleição.

Em 2021, o Senado Federal aprovou projeto que estabelece cota para mulheres em eleições proporcionais. A partir da eleição deste ano, cada partido deve cumprir o porcentual mínimo de 30% de candidaturas femininas.

A doutora em Ciência Política, Carolina Botelho, ressalta que falta investimento dos partidos em candidaturas femininas. Ainda para a pesquisadora do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Uerj e da UFRJ, os partidos procuram apenas cumprir a cota de candidaturas. 

Para a Câmara dos Deputados, foram protocolados 1.059 pedidos de candidaturas para 46 vagas. A relação é de aproximadamente 23 candidatos para uma vaga em Brasília, capital do País. Em relação ao Senado foram 13 candidaturas para a vaga representante do estado do Rio.

Para o Governo do Estado, 8 homens e uma mulher. Entre os candidatos estão Cláudio Castro (PL), Cyro Garcia (PSTU), Eduardo Serra (PCB), Juliete Pantoja (UP), Luiz Eugênio (PCO), Marcelo Freixo (PSB), Paulo Ganime (NOVO), Rodrigo Neves (PDT) e Wilson Witzel (PMB).

Neste ano, 48,85% dos candidatos se declararam brancos, 35,66% pardos e 13, 93% pretos. Indígenas, amarelos e não declarados somam 1,56%. Além disso, 79,31% dos candidatos declararam possuir ensino médio ou superior completo. 86 candidatos tentam a reeleição.

Entre as ocupações declaradas, houve aumento de quase dois pontos porcentuais no número de policiais militares candidatos, na comparação com as eleições de 2018. O número de empresários saltou de 15,5% para 23,15% dos candidatos.

Cinco partidos protocolaram 120 ou mais candidaturas. São eles: MDB, Avante, PL, União Brasil e PTB.

O número de candidaturas pode diminuir até o dia 12 de setembro, prazo final para o Tribunal Regional Eleitoral julgar todas as candidaturas.

*Estagiário sob supervisão de Luanna Bernardes

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.