O Tribunal Eleitoral Regional do Rio cria um gabinete para atuar na prevenção e repressão de condutas criminosas e ilegais que representem risco às eleições deste ano.
O Gabinete Extraordinário de Segurança Institucional foi aprovado nesta quinta-feira (28), durante sessão do Colegiado do TRE. Ações de inteligência vão acontecer com o objetivo de proteger eleitores, candidatos, mesários e os demais colaboradores da Justiça Eleitoral.
O presidente do TRE, o desembargador Elton Leme, explica que trabalho de prevenção serve para garantir uma eleição mais segura para todos.
O trabalho do grupo acontece até depois das eleições. No dia anterior as votações, o Gaesi, como é chamado, vai ficar permanentemente reunido até o dia imediatamente posterior ao pleito. A iniciativa vale para os dois turnos.
O trabalho será em conjunto com as forças de segurança pública, com representantes do Ministério Público Eleitoral e Estadual, Exército, das polícias Federal, Rodoviária Federal, Militar, Civil e Penal. O Gaesi já teve o primeiro encontro nesta sexta-feira (29).