TRE divulga aumento de 4,64% no eleitorado fluminense

Onze cidades do Rio de Janeiro poderão ter segundo turno nas eleições municipais de 2024

Por João Boueri

Tribunal Regional Eleitoral
Divulgação

Onze cidades do Rio de Janeiro poderão ter segundo turno nas eleições municipais de 2024. A estreante é Magé, na Baixada Fluminense, que agora possui 201 mil pessoas aptas ao voto. A informação foi divulgada pelo Tribunal Regional Eleitoral, que divulgou um aumento de 4,64% no eleitorado fluminense, na comparação com o ano de 2020.

Segundo a Constituição, somente as cidades com mais de 200 mil eleitores podem ter segundo turno.

Mais de 13 milhões de pessoas estão aptas a votar nas eleições deste ano. Em 2020, por exemplo, o número de eleitores era de 12 milhões e 455 eleitores.

Na última eleição municipal, 10 municípios estavam aptos para ter segundo turno. Além da cidade da Baixada Fluminense, as cidades do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, São Gonçalo, Nova Iguaçu, Niterói, São João de Meriti, Campos dos Goytacazes, Belford Roxo, Petrópolis e Volta Redonda podem ter segundo turno.

A maior parte do eleitorado é composta por mulheres, que representam 54% dos aptos ao voto.

O quantitativo de fluminenses na faixa etária de 16 e 17 anos também aumentou na comparação com a última eleição municipal. O crescimento é de 66,4%. O número de pessoas com idade acima de 70 anos também teve variação positiva de quase 15%. O voto é facultativo para esses grupos.

Trinta e nove a cada 100 eleitores portadores de deficiência declaram durante o cadastro eleitoral que a situação está relacionada à locomoção.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.