O Brasil apresenta vantagens em relação aos países latino americanos no processo de transição energética, mas precisa investir e trabalhar para materializar esses benefícios em recursos. A afirmação é do diretor do Instituto Columbia Global Center Rio, Thomas Trebat.
A declaração feita durante o seminário internacional "Transição Energética no Brasil na perspectiva do G20", que aconteceu nesta quarta-feira (5), em um hotel em Copacabana, na Zona Sul.
Especialistas nacionais e internacionais se reuniram para apresentar os desafios em torno das alterações climáticas globais e discutir as possibilidades de um futuro mais sustentável.
O diretor Thomas Trebat ainda falou da importância do Brasil sediar o evento e assumir o protagonismo no debate das mudanças climáticas, principalmente diante dos últimos acontecimentos no Rio Grande do Sul.
O Secretário de Desenvolvimento Urbano e Econômico do Rio de Janeiro, Chico Bulhões, representou o município no evento. Ele destacou o esforço que a cidade tem feito para se apresentar no cenário mundial como referência no processo de transição energética justa e sustentável.
O dia 5 de junho é marcado pelo Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas com o objetivo de colocar os os problemas ambientais e a preservação dos recursos no foco dos debates.