Trabalhadores informais registraram maior aumento na renda efetiva este ano

No primeiro trimestre do ano, o crescimento foi de 8,9% para os trabalhadores por conta própria e de 14,7% para os sem carteira

Por Pedro Dobal

Trabalhadores informais registraram maior aumento na renda efetiva este ano
Marcello Casal JrAgência Brasil

Os trabalhadores informais foram os que registraram maior aumento na renda efetiva durante o primeiro trimestre do ano. O crescimento foi de 8,9% para os trabalhadores por conta própria e de 14,7% para os sem carteira. O levantamento foi divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, com base em dados do IBGE.

A renda efetiva considera tudo que o profissional recebeu naquele período, incluindo todos os acréscimos e descontos extraordinários. Segundo o IPEA, a alta mais expressiva no rendimento acontece nos setores informais porque foram eles os mais atingidos pela pandemia.

Os trabalhadores do setor privado com carteira tiveram um aumento de 4,5% nos rendimentos, enquanto no setor público o crescimento foi de 4,4%.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.