A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro excluiu dois times de uma competição sub-14 após os jogadores, pais, integrantes das comissões técnicas e torcedores se envolverem em uma briga generalizada dentro de campo.
Na quarta-feira (20), as equipes do Americano e Resende disputavam uma partida no Estádio Los Larios, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, pela Série Prata do Campeonato Metropolitano Sub-14, em que os jogadores têm, no máximo, 14 anos.
Em determinado momento do jogo, os adolescentes iniciaram uma discussão dentro de campo, que passou a contar com agressões físicas. Com isso, houve invasão de campo pelas comissões, pais dos atletas e comissões das equipes, que trocaram socos e chutes durante mais de quatro minutos. Em um momento, um dos jogadores permanece caído no chão após sofrer pisões.
O comerciante Rafael Mello conta que estava assistindo a outro jogo próximo ao estádio e que ficou sabendo da confusão, mas só foi entender a gravidade do ocorrido quando recebeu o vídeo. Ele conta que a situação tem sido frequente em jogos com crianças e adolescentes.
Isso tem acontecido com muita frequência nos jogos infantis, de crianças até menores. Pai de outros alunos agredindo verbalmente crianças de 11 anos, 10 anos. Então ali teve um princípio de tragédia, porque isso vai estourar a qualquer momento na beira de um gramado. Pelo que eu ouço os relatos, são sempre as mesmas coisas, pais descontrolados atrapalhando o rendimento dos filhos deles, dos filhos dos outros e atrapalhando o esporte que é o futebol, que a essência é totalmente diferente do que foi demonstrado. - disse Rafael.
Diante da situação, a FERJ determinou a eliminação dos times da competição, considerando a gravidade do caso. Na decisão, o Vice-Presidente de Departamento de Competições da Federação, Marcelo Carlos Nascimento Vianna, considera que a confusão supera o mero desentendimento ou falta de educação dos envolvidos, colocando em risco os jovens e a equipe de apoio da competição.