Terreno que seria terminal pesqueiro na Ilha do Governador é invadido

Espaço que pertencia à Petrobras em 2007 foi desapropriado com a promessa de criação do espaço

Por João Videira (sob supervisão)

Local continua sendo alvo de negociações e venda de loteamentos
Reprodução

Terreno da União, um espaço onde seria construído o Terminal Pesqueiro Público, na Praia da Ribeira, na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio, volta a receber ocupações irregulares. O terreno que pertencia à Petrobras em 2007 foi desapropriado para a criação do terminal.  

O então ministro da Pesca e Agricultura do governo Dilma Rousseff, o atual deputado federal Marcelo Crivella, chegou a prometer, em 2012, a instalação do novo espaço, após diálogo com a colônia de pescadores. À época, Crivella estimava que o projeto poderia ajudar a pasta a triplicar a infraestrutura da pesca no país.

Pouco mais de uma década depois, entre ações de demolição e mudanças de gestão na Prefeitura do Rio, o local continua sendo alvo de negociações e venda de loteamentos.

Além disso, moradores da região alertam que estão sendo instalados imóveis irregulares no local. Procurada, a Secretaria Municipal de Ordem Pública disse que irá programar uma vistoria.

Um ouvinte da BandNews FM que preferiu não se identificar conta que as construções estão ficando mais altas.

Agora isso está tomando proporções muito maiores. O que eram casinhas estão se tornando prédios, conta ele.

A BandNews FM ainda questionou a Secretaria de Patrimônio da União (SPU), responsável pela gestão dos terrenos federais nos estados e municípios, que ainda não retornou.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.