Tebet espera que Banco Central reduza Taxa Selic a 0,5 ponto porcentual

De acordo com a ministra, se a medida não for feita a partir do próximo mês, o país não consegue cortar a taxa para 12% até o fim do ano

Por Mariana Albuquerque

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, espera que o Banco Central reduza a Taxa Selic a 0,5 ponto porcentual a partir de agosto. Atualmente, os juros estão a 13,75%. De acordo com Tebet, se a medida não for feita a partir do próximo mês, o país não consegue cortar a taxa para 12% até o fim do ano. Ela alegou que, depois da discussão de um Arcabouço Fiscal e de uma Reforma Tributaria, não há justificativa para que isso não aconteça.

Segundo a ministra, é preciso que a política monetária trabalhe em paralelo com a política fiscal. Ela descreveu a relação do presidente do Banco Central com o ministro da Fazenda como cordial e próxima.

Tebet afirmou que a espera para a votação da reforma tributária em outubro não deve gerar problemas. A ministra disse que os efeitos para o mercado vão ser imediatos, mas que a aplicabilidade da lei só deve ser efetiva em 2026. Por isso, ela acredita que é necessário um maior tempo para a discussão do texto. Tebet também se mostrou contra um fatiamento da proposta.

As declarações foram dadas durante a 25ª plenária de elaboração do Plano Plurianual Participativo, no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (13).

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.