O Tribunal de Contas do Estado determinou a suspensão dos pagamentos do Governo do Rio para o Instituto Besouro de Fomento Social e Pesquisa por suspeita de irregularidades.
Segundo o TCE, o governo não justificou a escolha do fornecedor e nem o preço do contrato.
O Instituto foi contratado por R$ 12 milhões para fazer a gestão do programa Desenvolve Mulher, que tinha o objetivo de capacitar profissionalmente mulheres de nove comunidades do Rio.
Além disso, as beneficiadas receberiam R$ 300 por mês como ajuda de custo. Segundo os técnicos do TCE, o pagamento não está em dia.
Em nota, o Governo do Estado disse que ainda não foi notificado pelo TCE e que o programa Desenvolve Mulher r é executado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e segue todas as diretrizes legais.
"O contrato com o Instituto Besouro é relacionado ao gerenciamento educacional e fornecimento de equipamentos do programa, não havendo nenhuma ligação com o pagamento da bolsa auxílio para as alunas.
Por questões administrativas do banco pagador houve atraso na liberação das bolsas. A previsão para o pagamento dos benefícios segue sendo a informada anteriormente, sexta-feira, dia 16", diz a nota.