Taxistas relatam demora no avanço das etapas do programa de concessão de crédito

Alguns deles denunciam que no início de dezembro de 2023 receberam um email solicitando encaminhamento da documentação e nunca mais receberam qualquer informação

Por Ana Paula Jaume (sob supervisão)

Taxi
Reprodução

Taxistas inscritos no CrediTaxi relatam demora no avanço das etapas do programa de concessão de crédito. Alguns deles denunciam que no início de dezembro de 2023 receberam um email solicitando encaminhamento da documentação e nunca mais receberam qualquer informação.  

O taxista Wagner de Cerqueira reclama da falta de transparência em relação ao processo para receber o crédito e diz que se preocupa com a condição de diversos carros operando pela cidade.

"E a gente não consegue saber disso, você entrar no site agora não vê nada, o site está atrasado. Virou um enigma isso, ninguém comenta, ninguém fala, ninguém diz nada. Isso afeta a sociedade como um todo, só a nossa parcela dos profissionais do volante. Os carros estão virando carroça, tem carro de 2010 sendo usado. É inadmissível para uma cidade turística como a nossa."

Outro taxista, que preferiu não ser identificado, também criticou a demora e a falta de comunicação da AgeRio.

"A gente chegou na terceira etapa, se não me engano, para o CrédiTaxi e ele está com a mesma demora, se não um pouco mais do que as outras etapas. A gente tinha um prazo até 18 de dezembro para entregar a documentação, sendo que a gente recebeu o e-mail para encaminhar a documentação, se não me engano, no dia 4 de dezembro, alguma coisa assim, e o prazo seria até 18. Chegou no dia 18 de dezembro, a solicitação foi arquivada, e até agora, dia 10 de janeiro, a gente não tem qualquer resposta, os agentes que nos atendem também não sabem o que dizer, falam que ninguém dá explicação nenhuma a eles também. Enquanto isso, a prefeitura pressiona a gente para trocar o carro, quer dizer, algumas pessoas têm que trocar o carro até março deste ano, e até agora o crédito não saiu."

Até o início de julho, segundo as informações mais recentes, cerca de 16 mil taxistas haviam solicitado o benefício. A produção da BandNewsFM questionou a AgeRio sobre os números mais recentes, mas não obteve retorno.

O programa da Agência de Fomento do Estado do Rio prevê financiamento de até 80 mil reais, sem juros, com pagamento em até 60 meses, além de carência de 6 a 12 meses. A iniciativa visa apoiar as categorias e fomentar o setor de transportes no estado.  

Em nota, a AgeRio informa que está cumprindo todas as etapas legais que antecedem a efetiva liberação da linha de crédito para todos os clientes que tiveram sua documentação aprovada para receber o CrediTaxi. Tais procedimentos são necessários e imprescindíveis, já que a agência é uma operadora de recursos públicos e tem processos legais e administrativos mandatórios para cumprir.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.