Diante dos bloqueios no orçamento de órgãos federais, a Superintendência do Ibama no Rio de Janeiro enviou um ofício à presidência do órgão pedindo prioridade na liberação de recursos para manutenção do Centro de Triagem de Animais Silvestres, em Seropédica, na Baixada Fluminense.
No documento, o superintendente Daniel Charliton destaca que os cortes podem afetar diretamente o bem estar dos animais. Ele também não descarta a possibilidade de fechamento temporário da unidade e interrupção no recebimento de novos espécimes caso os pagamentos não sejam realizados.
O ofício pede o repasse de quase R$ 873 mil para o pagamento dos funcionários responsáveis pelo tratamento dos animais, vigilância, administração e limpeza do centro, além de rações, medicamentos e hortifrutigranjeiros. Cerca de R$ 634 mil também são necessários para a realização de obras exigidas por um acordo judicial.
O Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama recebe os animais apreendidos durante as ações de fiscalização e resgate para recuperação e posterior soltura na natureza.
No fim de novembro, o presidente do Ibama enviou outro ofício ao Ministério do Meio Ambiente alertando para a possível paralisação total do órgão devido à falta de verbas.
Em nota, o Ministério da Economia disse que a execução orçamentária e financeira tem sido desafiadora neste fim de ano e que os bloqueios seguem uma determinação constitucional. A pasta também afirma que os pleitos dos ministérios serão analisados e poderão ser atendidos caso um novo relatório aponte a abertura de espaço fiscal em relação ao teto de gastos.