A Secretaria Estadual de Transporte e Mobilidade negocia com a UFRJ a prorrogação do contrato para estruturação da nova licitação das barcas. O prazo atual termina no dia 6 de novembro e deve ser adiado pela segunda vez em mais seis meses, até maio.
A prorrogação foi solicitada pela universidade há duas semanas. Em um ofício enviado ao Governo do Estado, a UFRJ reforça que a mudança na data é necessária para a realização da segunda fase dos serviços, que inclui o apoio à preparação e à condução da licitação.
O documento também pedia um reajuste de R$ 855 mil no valor do contrato, o equivalente a quase 20%, que foi negado pelas áreas técnicas da pasta por falta de comprovação dos gastos. A universidade alega que precisou realizar cinco audiências públicas não previstas inicialmente e contratar infraestrutura adicional para analisar os dados da bilhetagem eletrônica, com mais de 100 milhões de transações por mês.
O secretário Washington Reis afirma que o novo edital deve ser publicado até o fim da semana que vem. O novo modelo prevê que a empresa vencedora seja remunerada por milha navegada, e o controle do faturamento fique nas mãos do Governo do Estado.
A previsão é de que a licitação seja concluída em até três meses. Pelo cronograma da UFRJ, a nova operadora das barcas deve começar os trabalhos em abril do ano que vem. O contrato teria duração de um ano, com possibilidade de prorrogação até cinco anos.