Setram diz que obras da Estação Gávea do metrô serão retomadas ainda neste ano

A declaração ocorre após o anúncio de um acordo entre o Governo do Estado e o MetrôRio

Por Pedro Dobal

A Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade promete que as obras da estação Gávea do metrô sejam retomadas ainda neste ano. A declaração ocorre após o anúncio de um acordo entre o Governo do Estado e o MetrôRio para que a concessionária finalize o trajeto e assuma operação da Linha 4, em troca da prorrogação da concessão por 10 anos, até 2048.

O MetrôRio deverá investir cerca de R$ 600 milhões de reais nas obras, que estão paradas desde 2015. A previsão de conclusão é de três anos. 

A estação já custou R$ 9,5 bilhões aos cofres do estado. Ela começou a ser construída pelo Consórcio Rio-Barra, responsável pela linha 4, e deveria ficar pronta para os Jogos Olímpicos de 2016. Em 2018, como não havia previsão para a retomada dos trabalhos, os engenheiros decidiram encher os buracos com água, para evitar desmoronamentos.

A finalização da construção aconteceria por meio de um contrato do MetrôRio com as empresas do consórcio, Odebrecht Engenharia e a Carioca Engenharia. O acordo ainda vai ser enviado para análise do Ministério Público do Rio e do Tribunal de Contas do Estado.  

O secretário Washington Reis defende que a solução proposta é positiva por permitir a conclusão da obra sem a colocação de recursos do Tesouro.

Com o avanço do acordo, a Secretaria de Transportes também deve desistir da ideia de oferecer ao MetrôRio os equipamentos da estação da Gávea que ainda estão guardados. A medida era discutida desde o início do ano, como uma maneira de evitar a perda dos materiais devido à deterioração.

Ainda segundo o secretário Washington Reis, a licitação internacional para modelagem da expansão do metrô até o Recreio, na Zona Oeste, e até São Gonçalo, na Região Metropolitana, também deve acontecer neste ano. O leilão está marcado para o dia 19 de dezembro. 

Mais notícias

Carregar mais