Sesp-RJ vai levantar empresas de internet em comunidades após denúncias de exploração

Após o mapeamento, uma nova reunião será feita para pensar em soluções de bloqueio de sinal e indiciamento dos responsáveis

Por Daniel Henrique

Sesp-RJ vai levantar empresas de internet em comunidades após denúncias de exploração
A exploração de internet é considerada a maior fonte de renda das facções e organizações criminosas do Rio
Filipe Macon/BTN/BandNews FM

Após diversas denúncias de exploração do serviço de internet por organizações criminosas, a Secretaria de Segurança Pública do Rio vai fazer um levantamento, a partir de dados da Anatel, de todas as empresas que atuam em regiões de comunidades no estado. 

A expectativa é a de que, a partir do mapeamento, seja possível identificar os locais em que antes havia uma grande quantidade de fornecedores atuantes, que eram escolhidos a partir da preferência do cliente, mas que agora contam com apenas um único provedor, criando um monopólio através da prática de extorsão por criminosos. 

Ouvintes da BandNews FM, que vivem na Zona Norte da Capital Fluminense, contam que apenas uma empresa está disponível para fornecer o serviço na residência deles.  

O levantamento deve ficar pronto em cerca de quinze dias. Após o mapeamento, uma nova reunião será feita para pensar em soluções de bloqueio de sinal e indiciamento dos responsáveis pelo serviço ilegal, sem prejudicar a população. 

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, a exploração de internet é considerada a maior fonte de renda das facções e organizações criminosas do Rio. 

Tópicos relacionados

Mais notícias