Servidores do Governo vão ter recomposição salarial de 5,9% a partir de janeiro

O anúncio foi feito pelo governador Cláudio Castro, na manhã desta segunda

Por Thuany Dossares

Cláudio castro diz que medida foi possível graças à incentivos na economia Marcus Lacerda/BandNewsFM
Cláudio castro diz que medida foi possível graças à incentivos na economia
Marcus Lacerda/BandNewsFM

Servidores do Governo do Estado vão ter recomposição salarial de 5,9% a partir de janeiro do ano que vem. O anúncio foi feito pelo governador Cláudio Castro, na manhã desta segunda-feira (12). A medida alcança funcionários públicos da ativa, inativos e pensionistas. Na prática, os profissionais começam a receber o reajuste no mês de fevereiro de 2023, quando os vencimentos de janeiro são depositados.

Apesar de o Regime de Recuperação Fiscal não permitir aumento de gastos com pessoal, a recomposição é garantida por uma lei aprovada na Assembléia Legislativa do Estado do Rio (Alerj).
O percentual corresponde à inflação acumulada entre dezembro de 2021 e novembro de 2022, que chegou a 5,9%, de acordo com dados do IBGE. O governador Cláudio Castro explica que isso foi possível graças à incentivos na economia.

"Teve muito do incentivo na economia. Esse incentivo através de obras de infraestrutura, de redução de imposto, diminuição mesmo, na prática, para as coisas serem mais baratas para a população. Isso fez com que a economia aumentasse, o Estado passasse a arrecadar mais e nós conseguissemos então fazer com que o Estado estivesse equilibrado hoje. Assim, com as contas em equilíbrio, no azul, em dia, e também graças ao regime de recuperação fiscal, hoje nós conseguimos pelo segundo ano conceder essa recomposição para o servidor estadual", explica Castro.

A medida vale para cerca de 384 mil servidores ativos, inativos e pensionistas.

Mais notícias

Carregar mais