O serviço 190 recebe mais de 200 mil ligações por mês. Segundo a Polícia Militar, as principais chamadas são sobre perturbação de sossego, violência doméstica e ameaça à vida.
Apesar das ligações que são encaradas como cruciais, esse serviço era realizado por uma empresa terceirizada na última década.
Recentemente, voltou a viralizar um áudio de uma ligação do 190, na qual a pessoa desiste de registrar a ocorrência por conta da burocracia.
A Polícia Militar afirma que após as reclamações, uma série de mudanças foram instauradas no serviço a partir de 2020. A principal foi a substituição para os próprios agentes da PM, como explica o coronel Gilbert Santos.
Neste ano, em uma das ligações, o 190 acionou a viatura até a Avenida Brasil e realizou a apreensão de um menor de idade que tentava roubar um caminhão.
Atualmente, a PM padronizou o serviço para todo o estado do Rio de Janeiro e recebe mais de 6 mil ligações por dia. Em julho desse ano, a corporação chegou a ganhar um selo ISO 9001, avaliação de qualidade consagrado internacionalmente.