O homem que sequestrou um ônibus e fez 16 passageiros reféns na Rodoviária do Rio, na Zona Portuário, tentava fugir de traficantes da Rocinha, na Zona Sul. Paulo Sérgio de Lima, de 29 anos, iniciou o tiroteio ao achar que estava cercado pela polícia após o coletivo apresentar problemas técnicos. O episódio aconteceu na tarde desta terça-feira (12).
Ainda segundo a Polícia Civil, o criminoso comprou a passagem do ônibus que iria para
Minas Gerais, em dinheiro. Paulo tentou fugir para a casa da mãe em Juiz de Fora.
O delegado responsável pela investigação, Mário Jorge Andrade, afirma que Paulo pertence ao tráfico da Muzema e teria ido à Rocinha para pagar dívidas em bares da região. Na favela, ele teve um desentendimento com traficantes da facção criminosa que atua no local.
Paulo Sergio de Lima cumpre regime semiaberto desde 2022, tendo que usar tornozeleira eletrônica e restrição de horário para sair de casa. Ele tinha passagem pela polícia por roubo e foi preso ainda em 2019.
O criminoso foi preso por agentes da Polícia Militar após duas horas de negociação com agentes da corporação. Uma criança e seis idosos estavam entre os reféns, que foram liberados sem ferimentos. Segundo o porta-voz da PM, Marco Andrade, o suspeito estava armado com uma pistola e chegou a monitorar a movimentação no entorno do coletivo por um celular.
Um dos passageiros disse que o ônibus estava estacionado na plataforma central do terminal, após apresentar problemas técnicos.
Dois passageiros ficaram feridos. Um deles, identificado como Bruno Lima da Costa, de 34 anos, foi atingido por dois disparos e tem quadro de saúde grave. A vítima, funcionária da Petrobras, foi encaminhada ao Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro, e depois transferida para o Instituto Nacional de Cardiologia. O secretário municipal de saúde, Daniel Soranz, afirma que o paciente teve perfuração no coração e nos dois pulmões.
Já a outra pessoa foi ferida por estilhaços e teve ferimentos leves. Ela foi encaminhada para uma unidade de saúde particular
A Viação Sampaio, responsável pelo ônibus, afirmou que o veículo partiria às 14h30 da tarde e foram vendidas 37 passagens para a parte superior do ônibus, que é da categoria executiva, e 6 passagens para a parte inferior, que opera na categoria leito.