Em um intervalo de 24 horas, foram registrados seis confrontos do Morro dos Macacos, em Vila Isabel, na Zona Norte do Rio. Os episódios ocorreram entre esta quarta e quinta-feira. As informações são do Instituto Fogo Cruzado. O local é palco de confrontos entre facções criminosas rivais há meses, mas os conflitos se acirraram nos últimos quatro dias.
A Polícia Militar diz que intensificou o policiamento em toda a região e que equipes do Comando de Operações Especiais (COE) atuam na comunidade, mas não houve registro de prisão, apreensão ou feridos.
Em mensagens enviadas para a BandNews FM, moradores da região afirmam que a violência crescente torna cada vez mais difícil viver no entorno da comunidade.
Traficantes do Comando Vermelho costumam sair do Morro São João, no Engenho Novo, durante a noite para tentar dominar o Morro dos Macacos, onde hoje atua o TCP. Os confrontos geralmente ocorrem na parte alta das comunidades.
Segundo o Instituto Fogo Cruzado, o número de tiroteios no Morro dos Macacos já é quase quatro vezes maior neste ano do que no ano passado.
No total, foram 68 confrontos em 2024, que deixaram 11 mortos e nove feridos, enquanto em 2023 a comunidade registrou 17 tiroteios, com um morto.
Procurado pela reportagem, o comando do Batalhão de Operações Especiais da PM afirmou que o território teria sido estabilizado na noite de ontem, mas que alguns marginais teriam atravessado a comunidade em fuga dos militares.
Morro dos Macacos
Divulgação