Cariocas com 30 anos ou mais já podem ir aos postos de saúde da cidade do Rio para receber a segunda dose de reforço da vacina contra a Covid-19.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, para se vacinar, é preciso ter um intervalo de quatro meses ou mais desde a aplicação da primeira dose de reforço.
A assistente administrativo Natasha Teixeira conta que contraiu a doença ainda na gestação e, após o parto, ela foi infectada novamente, assim como a pequena Clara, hoje, com nove meses. Segundo Natasha, todos os sintomas foram leves, graças à vacinação.
Os carioquinhas de três e quatro anos, que ainda não tinham sido vacinados, foram aos postos para a repescagem. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, as crianças dessa faixa etária estão sendo imunizadas com a CoronaVac, conforme orientação da Anvisa, com esquema vacinal de duas doses no intervalo de 28 dias.
Para vacinar, é necessário apresentar o documento de identidade com CPF e comprovante de imunização. Pessoas com sintomas gripais não devem tomar o imunizante, mas procurar uma clínica da família ou centro municipal de saúde para realizar o teste de Covid-19.
Nesta sexta-feira (22), a Secretaria Municipal de Saúde divulgou a 10° Edição do Panorama Covid-19, que mostrou que todos os indicadores para a doença vêm apresentando queda sustentada. Os atendimentos a casos de síndrome gripal reduziram aproximadamente 40% de 11 a 17 de julho, em relação à semana anterior, o que indica uma fase de redução da transmissão.