Secretário de Segurança Pública anuncia novo grupo para tratar da violência no Rio

A iniciativa tem como um dos principais objetivos investigar o fluxo financeiro de grupos criminosos

Por Gustavo Sleman

O secretário nacional de Segurança Pública e o secretário de estado de Segurança Pública anunciam a criação de um grupo de trabalho para tratar da violência no Rio de Janeiro. 

O anúncio foi feito nesta terça-feira (29), após reunião entre Mário Sarrubbo, Victor Santos e representantes de forças policiais. 

A iniciativa, segundo eles, tem como um dos principais objetivos investigar o fluxo financeiro de grupos criminosos e descobrir a origem do dinheiro movimentado.

Maioria dos fuzis apreendidos no Rio tem origem nos Estados Unidos, afirma secretário

O secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, Victor dos Santos, afirmou que 47% dos fuzis apreendidos no Estado em 2024 têm origem nos Estados Unidos. 

Victor dos Santos informou que há um planejamento para iniciar discussões com o Consulado Americano e a ATF (Bureau of Alcohol, Tobacco, Firearms and Explosives), órgão federal de aplicação da lei ligado ao Departamento de Justiça dos EUA, para buscar medidas que contenham o tráfico desses armamentos para o Brasil.

Decreto de Garantia da Leia e da Ordem deve ser publicado em breve para a reunião da cúpula do G20

O secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, Victor dos Santos, afirmou que um decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) deve ser publicado em breve para a cúpula do G20, que ocorrerá em novembro na capital fluminense. A medida abrangerá toda a cidade, com foco em garantir a segurança do evento.

Durante reunião realizada nesta terça-feira (29) com o secretário nacional de Segurança Pública, Mário Luiz Sarrubbo, ambos se mostraram confiantes de que o G20 será realizado sem maiores problemas. Santos mencionou o Aeroporto Santos Dumont, no Centro, como um dos pontos estratégicos em que a GLO deve ser aplicada.

De acordo com Sarrubbo, a decisão final sobre a implementação da GLO cabe ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Nos últimos meses, as cúpulas de segurança pública realizaram reuniões para definir o esquema de segurança para o evento.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.