Secretaria Penitenciária determina fechamento de cantinas em presídios do Rio

Seap ressaltou que os presos terão o direito ao consumo preservado através das visitas

Por Daniel Henrique

Cantinas de presídios tem até dez dias para encerrarem atividades
Divulgação

Após recomendação do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, as cantinas de estabelecimentos penais do estado do Rio de Janeiro têm um prazo de dez dias para encerrarem as atividades. O período foi estabelecido a partir desta terça-feira (25) pela Secretaria de Administração Penitenciária.

A recomendação do Conselho vinculado ao Ministério da Justiça considera que a assistência material ao preso é de responsabilidade do Estado e que a venda dos produtos nas cantinas deveria ocorrer somente de forma excepcional.

O documento aponta ainda que, no cenário atual, as próprias famílias acabam tendo que amparar economicamente os detentos, mesmo sem receber auxílio-reclusão, para que os parentes não tenham a alimentação comprometida. O Conselho também cita a ocupação dos presídios por organizações criminosas, que acabam controlando as cantinas, classificando a situação como um dos grandes problemas da dinâmica carcerária.

Em nota, a Seap ressaltou que os presos terão o direito ao consumo preservado através das visitas.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.