A Secretaria Municipal de Saúde do Rio espera imunizar mais de 500 mil pessoas com a vacina bivalente contra a Covid-19 só nesta semana.
Nesta terça-feira (25), o município começou a aplicar as doses em todos a partir de 18 anos, após ampliação do público-alvo recomendado pelo Ministério da Saúde.
O reforço vale para quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes contra a doença Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer, respeitando um intervalo de quatro meses da última vacina.
A superintendente de Vigilância em Saúde, Gislani Mateus, ressalta que o imunizante serve como um reforço contra a variante ômicrion e as subvariantes.
Ainda segundo a superintendente, até agora, o município do Rio já aplicou seiscentas e noventa mil doses nos grupos prioritários.
A aposentada Eli da Silveira Lopes tem 92 anos e fez questão de tomar a bivalente para se proteger e servir de exemplo para os netos.
A roteirista Jô Hallack conta que, graças às vacinas anteriores, teve sintomas leves quando pegou Covid-19 e, por isso, afirma que é importante sempre tomar as doses de reforço.
Quem ainda não completou o ciclo vacinal e está com alguma dose de reforço em atraso também pode procurar as unidades de saúde para tomar a bivalente.
A vacinação acontece em todas as 237 unidades de Atenção Primária do município do Rio, clínicas da família e centros municipais de saúde, além dos postos extras pela cidade.
O Super Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo, na Zona Sul, funciona em horário especial, todos os dias, das 8h às 22h, contando inclusive com drive-thru.
Para tomar a vacina é obrigatória a apresentação do cartão de vacinação e de documento com CPF e foto.
A vacina contra a gripe também pode ser tomada junto com o imunizante contra a Covid.