A cidade de Saquarema recebe a etapa brasileira da Liga Mundial de Surfe até 1º de julho. A fase teve início nesta sexta-feira (23). Realizada pela WSL, a competição é decisiva para atletas que sonham em conquistar títulos mundiais e as vagas para os Jogos Olímpicos de Paris em 2024. A Liga vai reunir os cinco melhores atletas nas categorias masculina e feminina.
Vão participar atletas de elite do surfe mundial, como os brasileiros Filipe Toledo, vice-líder no ranking mundial masculino, João Chianca, terceiro colocado, e o tricampeão mundial Gabriel Medina, hoje, quinto colocado. O lado feminino conta com a campeã dos jogos mundiais de surfe e quinta colocada do ranking mundial da categoria, Tatiana Weston-Webb.
Apesar da grande expectativa para o evento, o diretor de Circuitos e Competições da WSL, Renato Hickel, afirma que as previsões de onda para esse fim de semana não são boas.
O "Maracanã do Surfe", como Saquarema é conhecida, vai contar com uma extensa programação ao longo da competição, com destaque para a apresentação inédita da Esquadrilha da Fumaça, às 16h deste domingo (25).
No ano passado, o evento teve público, em média, de 40 mil pessoas por dia. Para este ano, a expectativa é de 50 mil pessoas diariamente.
A prefeita de Saquarema, Manoela Peres, afirma que o evento movimenta mais a economia da cidade do que o Carnaval. Após a WSL Saquarema, ainda há mais duas etapas da competição antes da final da temporada.