São Cosme e Damião: distribuição de doces é uma luta contra intolerância

Nesta terça-feira (27), o Instituto Expo Religião uniu representantes de 28 religiões para distribuir 400 saquinhos de doces a crianças de comunidades da Zona Norte do Rio

Por Nicolle Timm

São Cosme e Damião: distribuição de doces é uma luta contra intolerância TV Band
São Cosme e Damião: distribuição de doces é uma luta contra intolerância
TV Band

A tradição de distribuir doces no Dia de São Cosme e Damião foi marcada pela união entre diferentes religiões como uma mensagem de luta contra a intolerância. Nesta terça-feira (27), o Instituto Expo Religião uniu representantes de 28 religiões para distribuir 400 saquinhos de doces a crianças de comunidades da Zona Norte do Rio. O evento aconteceu em um terreiro em São Cristóvão. Um bolo de mais de um metro de tamanho e refrigerantes também foram distribuídos para as crianças.

A Serena Salcedo, de 10 anos, mal esperou para abrir os pacotes de doces. Ela conta que adora o Dia de São Cosme e Damião.

Segundo a diretora do Instituto Expo Religião, Luzia Lacerda, o objetivo do evento é garantir o sorriso das crianças, com uma mensagem de respeito e diversidade religiosa.

Em outros pontos da cidade, como no Lins de Vasconcelos, na Zona Norte, moradores também distribuíram doces. O bibliotecário Gustavo Caruso, que fez a alegria das crianças que bateram à porta dele, afirma que não abre mão da tradição.

A comemoração do Dia de São Cosme e Damião surgiu com a história de dois médicos que não cobravam pelo atendimento. Apesar de serem santos da Igreja Católica, a essência dos dois também está presente em outras religiões, como as de matriz africana, na qual são representados por orixás protetores das crianças.

Mais notícias

Carregar mais