Santa Cruz é segundo bairro do Rio a ser reconhecido como Imperial

A medida foi sancionada pelo prefeito em exercício Nilton Caldeira e publicada nesta quarta-feira (18) no Diário Oficial do município

Gustavo Sleman

Antiga Fazenda Santa Cruz, hoje sede de uma escola militar
Google Maps

Santa Cruz, na Zona Oeste, é o segundo bairro do Rio a ser reconhecido como Imperial. A medida foi sancionada pelo prefeito em exercício Nilton Caldeira e publicada nesta quarta-feira (18) no Diário Oficial do município. Com a iniciativa, a região passa a fazer companhia ao bairro de São Cristóvão, que recebeu o título em 2008.

A honraria é concedida a quatro meses da comemoração do bicentenário da Independência do Brasil e após um projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal. Um dos autores da proposta é o vereador e presidente da Casa, Carlo Caiado.

Como justificativa, o parlamentar apresentou um estudo formulado pelo NOPH Ecomuseu Santa Cruz, que detalha a história do bairro, onde a família imperial instalou sua primeira casa de veraneio, na Fazenda Santa Cruz. Segundo Caiao, a medida ajuda a valorizar a região.

A ideia por trás do projeto surgiu de uma das criadoras do projeto Descubra Santa Cruz RJ. De acordo com Andressa Lobo, ela foi incentivada pela comemorações dos 200 anos da Independência.

O historiador Rodrigo Rainha lembra da importância histórica do bairro.

Entre os principais patrimônios que ficam em Santa Cruz estão a casa de Veraneio da Família Imperial, o antigo Cais Imperial da Baía de Sepetiba, o complexo arquitetônico da Escola Mixta Dom João, as ruínas da Casa do último Vice-Rei do Brasil, a terceira Sede do Matadouro Imperial, o primeiro gerador de energia elétrica afastado do grande centro urbano, a Vila de Operários do Matadouro Imperial e a Fonte Wallace.

Com a sanção da lei, toda divulgação de eventos na região passe a usar a identificação Imperial, além de serem realizadas ações para preservar e divulgar a história do local.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.