Assaltos em ônibus aumentaram 106% na capital fluminense entre setembro deste ano e setembro de 2023, segundo dados do Instituto de Segurança Pública. O acumulado de 2024 até o mês passado tem quase 900 ocorrências a mais. Entre a noite desta quinta-feira (17) e a manhã desta sexta (18), foram pelo menos três roubos em coletivos relatados por ouvintes da BandNews FM em diferentes pontos do Rio.
Na manhã desta sexta (18), um coletivo da linha 2114, que faz o trajeto entre a Freguesia e Centro da cidade, foi abordado por dois criminosos na Avenida Rei Pelé, perto da estação de Metrô de São Cristóvão.
Ainda na manhã desta sexta-feira (18), em outro ponto da Zona Norte, no Cachambi, o coletivo da linha 2345, que vai de Vila Valqueire ao Centro, também foi roubado quando passava perto do Norte Shopping. Segundo testemunhas, essa é a segunda vez em uma semana que o ônibus foi alvo do mesmo grupo, formado por três criminosos. O último assalto ocorreu na terça-feira. A Polícia Civil tenta identificar e prender os bandidos.
Na noite de quinta (17), foi a vez do coletivo intermunicipal da linha 1721, que vai Alcântara, em São Gonçalo, até o Centro do Rio. Segundo testemunhas, um criminoso entrou no veículo em um ponto da Avenida Francisco Bicalho e anunciou o assalto.
Além de levar dinheiro e pertences dos passageiros, o criminoso chegou a sequestrar o ônibus e obrigou o motorista a levá-lo aos acessos da favela do Parque União, no Complexo da Maré, na Zona Norte.
Em nota, a Polícia Militar afirmou que o combate a roubo em coletivos é uma das principais metas da corporação e que está intensificando o policiamento nos principais corredores de trânsito da região.