O número de roubos a celulares teve um aumento de 300% entre julho deste ano e julho do ano passado na área dos bairros do Leblon, Ipanema, Gávea e Lagoa, na Zona Sul do Rio. Os números são do Instituto de Segurança Pública.
De acordo com os dados, em julho de deste ano foram registrados 56 casos de roubo a aparelhos telefones contra 14 no mesmo período de 2023.
Os números se comprovam na percepção de moradores e comerciantes do Leblon, que reclamam da sensação de insegurança.
Em Botafogo, seis menores foram apreendidos na noite desta segunda-feira (09) após roubarem o celular de uma mulher, próximo ao shopping Rio Sul.
Segundo dados do ISP, no bairro houve aumento de 59% em casos de roubo a celulares nos sete meses deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado.
O comandante do Batalhão de Botafogo, Tenente Coronel Ivan Blaz, afirmou os casos se tornam mais complexos porque a Polícia prende, mas os criminosos logos são soltos, principalmente menores de idade.
Na Tijuca, na Zona Norte, também o número de roubos a aparelhos de telefone cresceu 51% no mês de julho deste ano comparado com o mesmo mês no ano passado.
Procurada, a Polícia Militar disse que está aumentando o patrulhamento com motos pelas regiões para dar mais dinamismo na busca por bandidos e coibir as práticas criminosas.