O rompimento de uma adutora em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, na madrugada desta terça-feira, foi o terceiro incidente deste tipo em menos de três anos na cidade. Ruas do bairro Prados Verdes, do KM32, ficaram alagadas.
Pelo menos 30 casas foram atingidas pela água, entre elas a da Simone de Oliveira Domingos, de 48 anos. Ela conta que essa é a terceira vez que vivencia uma experiência parecida no mesmo local.
A Defesa Civil vai fazer uma vistoria nas casas atingidas para saber se houve algum dano estrutural. Moradores da região afirmam que há dois meses a concessionária Águas do Rio já havia sido alertada sobre um vazamento na região.
A Águas do Rio disse que as causas do rompimento estão sendo investigadas. Por causa do incidente, 27 bairros da Zona Norte do Rio e as cidades de Nova Iguaçu, São João de Meriti e Nilópolis, na Baixada Fluminense, vão ter o abastecimento afetado.
Para realizar o reparo, a concessionária disse que precisou reduzir o fornecimento de água nos bairros de Guadalupe; Marechal Hermes; Honório Gurgel; Rocha Miranda; Colégio; Vicente de Carvalho; Irajá; Vila Kosmos; Complexo Do Alemão; Engenho da Rainha; Engenho de Dentro; Manguinhos; Bonsucesso; Ramos; Del Castilho; Tomás Coelho; Cavalcante; Higienópolis; Jacarezinho; Jacaré; Ilha do Governador (Ressalva Cidade Universitária); Barros Filho; Coelho Neto; Acari; Pavuna e Parque Columbia.
Em dezembro de 2021, outro rompimento atingiu ruas e casas do bairro Cabuçu, também em Nova Iguaçu. Em março do ano passado, cerca de 450 moradores foram prejudicados pelo rompimento de uma tubulação também no KM 32.