Rodrigo Neves (PDT) é eleito prefeito de Niterói com 57,2% dos votos válidos

Ele disputou o segundo turno com Carlos Jordy (PL)

Por Gabriela Morgado

Rodrigo Neves (PDT) é eleito prefeito de Niterói com 57,2% dos votos válidos
Rodrigo Neves (PDT) volta ao comando da Prefeitura de Niterói
Reprodução/Redes Sociais

Depois de vencer o segundo turno para a Prefeitura de Niterói, Rodrigo Neves, do PDT, afirmou que vai governar para todos e dançou ao som de uma música da resistência italiana contra o fascismo.

O político disputou com Carlos Jordy, do PL, e obteve 57,2% dos votos válidos, o que corresponde a 156.067 votos. O adversário ficou com 42,8%, totalizando 116.796 votos.

Após visitar a comunidade do Caramujo para agradecer aos eleitores, Neves comemorou com apoiadores em cima de um trio elétrico na Praia de Icaraí.

Antes, ele conversou com a imprensa e declarou ter derrotado o extremismo. Citou a canção “Bella Ciao”, que foi tocada durante a comemoração.

A melhor resposta é fazer um governo para todos os niteroienses. Para aqueles que votaram em mim, mas também para aqueles que não votaram. Precisamos construir um governo ainda melhor, que tenha um sentido claro de defesa da democracia e de proteção contra uma visão extremista. Isso não leva nenhuma sociedade a lugar nenhum. É muito importante ouvir essa música, que foi cantada pelos democratas cristãos, pelos socialistas e social-democratas, quando derrotaram o fascismo na Itália em 1945. Em Niterói, o fascismo não vai se criar.

Rodrigo Neves, que já foi prefeito de Niterói de 2013 a 2020, se emocionou e afirmou que a nova gestão será melhor e mais inovadora.

O político do PDT é o candidato do atual prefeito, Axel Grael, eleito em 2020, após os dois primeiros mandatos de Neves como prefeito da Cidade Sorriso.

Antes disso, Rodrigo Neves também foi vereador e deputado estadual. Em 2022, se candidatou ao governo do estado, mas perdeu. Até o início deste ano, ele exercia o cargo de secretário executivo da Prefeitura. A vice eleita é Isabel Swan, campeã olímpica da vela.

Em 2018, Neves chegou a ser preso em um desdobramento da Operação Lava Jato, acusado de corrupção envolvendo as empresas de ônibus de Niterói. Ele foi solto meses depois, e a ação foi extinta por falta de provas.

Em nota, Carlos Jordy, candidato derrotado, disse que fez uma campanha limpa, lutando contra um adversário que abusou do poder econômico. O comunicado afirmou ainda que Jordy e seus apoiadores se consideram vitoriosos e que plantaram uma semente, com a cidade sabendo onde encontrar esperança.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais