O estado do Rio de Janeiro tem o maior percentual de casos positivos de Covid-19 na rede privada de saúde, chegando a 31,85% na última semana de outubro. Na semana anterior, o índice de resultados positivos tinha sido de apenas 10%. O levantamento foi feito com as 980 unidades pelo Brasil do grupo Dasa, responsável pelos laboratórios privados Lâmina, Bronstein e Sérgio Franco.
Na rede pública de saúde da cidade do Rio, da última semana de outubro à primeira de novembro, o número de resultados positivos subiu 6%, chegando a 21% do total. Na última quarta-feira (2), a cidade registrou 206 casos da doença.
A baixa cobertura vacinal da população maior de 18 anos com a quarta dose contra a Covid, de apenas 34,7%, preocupa a Secretaria Municipal de Saúde. A demora na distribuição pelo Ministério da Saúde da vacina para crianças de 6 meses a 4 anos, já aprovada pela Anvisa, é outra preocupação das autoridades. Dos 21 casos de pessoas internadas no município, seis são de crianças nesta faixa etária.
Em nota, o Ministério de Saúde informou que recebeu na última semana 1 milhão de doses da vacina contra a Covid-19 destinada a crianças de seis meses até menores de 3 anos com comorbidades. O início do processo de distribuição aos estados está previsto para a próxima semana.