O estado do Rio contabiliza 48 mortes por dengue em 2024. Já são mais de 145 mil casos registrados no ano.
Na Capital Fluminense, quatro pessoas morreram em decorrência da doença. Segundo o painel epidemiológico disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde, o número de casos confirmados em menos de três meses de 2024 já é o segundo maior na história do município.
Os 69.200 registros deste ano já ultrapassaram os cerca de 66 mil de todo o ano de 2013, atrás somente de 2012, quando 130.300 casos foram confirmados ao longo de todo o ano.
88 mil doses da vacina contra a doença foram aplicadas na cidade em crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. A cobertura vacinal de 25% ainda é considerada baixa.
De acordo com um estudo da Fundação Oswaldo Cruz, as mudanças climáticas e o desmatamento são apontados como os motivos do crescimento da dengue. Entre os fatores decisivos estão as inundações, a seca e a degradação ambiental, que atraem o mosquito Aedes aegypti, vetor da doença.
A projeção de especialistas é a de que os casos sigam subindo em abril e maio, meses que, historicamente, apresentam maior incidência de dengue.