A partir de junho, a cidade do Rio vai passar a multar motoristas de forma on-line. A prefeitura vai contar com 24 equipamentos. A medida vale apenas para estacionamentos em locais proibidos.
A norma está amparada por uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito, que, agora, passa a ser específica para vias urbanas. Diante da atualização e unificação da normativa, as cidades têm mais clareza para autuar os infratores através de videomonitoramento.
O presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio, Joaquim Diniz, afirma que a expectativa é inibir a reiteração de irregularidades e, com isso, garantir mais fluidez no trânsito, nos trechos contemplados.
O objetivo é reduzir em 10% o tempo de viagem nos pontos monitorados por vídeo, já que a medida deve garantir uma redução nas infrações de trânsito.
A Rodoviária do Rio e a Rua Voluntários da Pátria, em Botafogo, na Zona Sul da cidade, vão contar com o sistema de monitoramento por vídeo. Outra via que também vai passar a contar com a tecnologia para punir maus motoristas é a Rua Barata Ribeiro, em Copacabana. Quem passa por ali todos os dias, como o contador Francisco Polito Junior, defende a necessidade de uma maior fiscalização no local.
Os trechos de fiscalização vão ter comunicação direta com o Centro de Operações da Prefeitura do Rio. Além disso, nos pontos haverá placas informativas de que eventuais infratores vão ser multados.
A cidade está em fase final de estudos para implementar o sistema de monitoramento de trânsito por vídeo.