A cidade do Rio passou a contar com novos protocolos em caso de aparecimento de animais em vias. A iniciativa do Centro de Operações da Prefeitura também engloba casos de tombamento de cargas vivas e foi motivada pelo aparecimento de um bezerro no Viaduto do Gasômetro, no início de julho.
No caso de aparecimento de animais em vias, devem ser acionados de forma imediata a Patrulha Ambiental, o Centro de Controle de Zoonoses e a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais, além dos órgãos de trânsito.
Já em relação a tombamento de cargas vivas, o novo protocolo define que o primeiro órgão municipal a ser acionado é a Comlurb, para prestar apoio ao proprietário da carga.
O mapeamento levou em consideração seis situações: resgate ou remoção de animais terrestres ou aéreos, remoção de animais mortos nas areias das praias, resgate de animal marinho preso em redes ou encalhado, presença de animas em locais públicos, queda de cargas vivas de grande porte, e, por último, queda de cargas vivas de pequeno porte.