O município do Rio de Janeiro registrou em 2024 o maior número de furtos de celulares dos últimos dez anos. Os dados são do Instituto de Segurança Pública, o ISP.
Segundo levantamento da reportagem da BandNews FM, a maioria dos casos foi registrado nas delegacias da Zona Norte do Rio, com mais de dez mil ocorrências, em seguida a Zona Sul, com três mil setecentos e vinte e sete.
A região do Centro da capital fluminense teve três mil quinhentos e cinquenta e seis e a Zona Oeste da cidade três mil quatrocentos e sessenta e sete registros.
Entre janeiro e setembro, o número de furtos de celulares subiu mais de 16% em relação ao mesmo período do ano passado. Totalizando 22 mil aparelhos roubados.
Para o especialista e capitão veterano do Bope, Paulo Storani, a tendência é que a violência no Rio de Janeiro se agrave ainda mais nos próximos dois anos.
A tendência é agravar nos próximos dois anos, por conta de não ver, por parte do Governo Federal nenhuma ação contra a criminalidade, todas as ações que surgem é em uma tentativa de controlar a polícia, nunca de controlar o crime ou o criminososo. O cidadão de bem tá pagando um preço caro por conta disso.
Em nota, a Polícia Militar informa que o combate aos furtos e roubos de rua tem sido uma das principais metas de atuação do comando da Corporação, tendo como prioridade a redução dos índices criminais.