Rio registra menor número de homicídios dolosos em 31 anos

A informação é do novo balanço sobre dados da violência do Instituto de Segurança Pública, divulgado nesta quarta-feira (26)

Por Gustavo Sleman

Nos primeiros nove meses de 2022, foram registradas 2.258 vítimas de homicídios dolosos
Arquivo/Agência Brasil

O Rio de Janeiro volta a bater recorde e registra o menor número de homicídios dolosos em 31 anos. A informação é do novo balanço sobre dados da violência do Instituto de Segurança Pública, divulgado nesta quarta-feira (26).

Segundo o levantamento, nos primeiros nove meses de 2022, foram registradas 2.258 vítimas de homicídios dolosos, quando há intenção de matar. Esse foi o menor valor desde 1991. Na comparação com 2021, o crime teve redução de 10%. Em setembro desse ano, foram 264 registros, 1% menos do que no mesmo mês do ano anterior.

O latrocínio, roubo seguido de morte, também caiu desde o ano passado: foram 78 registros em 2021 e 40 em 2022. Esse também foi o menor número de vítimas desde o início da década de 1990.
Outro indicador que apresentou queda foi o de mortes por intervenção de agente do estado. Entre janeiro e setembro deste ano, foram 1.010, 87 apenas em setembro. Mas o índice teve redução de 8% em 12 meses.

O ISP também apontou diminuição de 15% nos roubos de cargas, com 2.909 registros nos primeiros nove meses do ano. O número é o menor desde 2013.

Para a diretora-presidente do ISP, Marcela Ortiz, os números podem influenciar a economia estadual.

Já nos roubos de rua, que incluem roubo de celulares, a pedestres e no transporte público, a redução foi de 9%. Entre janeiro e setembro desse ano, foram 47.270 casos.

Os dados divulgados pelo Instituto de Segurança Pública são referentes aos registros de ocorrência nas delegacias de Polícia Civil.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.