BandNews FM Rio de Janeiro

Rio registra cerca de 40 mil golpes financeiros em 2023, aponta pesquisa

O Rio foi o segundo estado com a maior incidência de fraudes financeiras, atrás apenas de São Paulo

Por Júlia Zanon (sob supervisão)

Rio registra cerca de 40 mil golpes financeiros em 2023, aponta pesquisa
Divulgação

O Rio de Janeiro registrou quase 40 mil golpes financeiros em 2023, segundo o Censo de Fraudes Asaas, empresa especializada em gestão financeira. O valor médio de prejuízo causado para as vítimas foi de R$ 2 mil. O Rio foi o segundo estado com a maior incidência de fraudes financeiras, atrás apenas de São Paulo.

A estudante Mariana Fernandez foi vítima de um golpe por pix. No mês passado, ao entrar em contato com uma loja online de cosméticos, o site redirecionou Mariana para um endereço golpista.  

Então, na semana passada eu sofri um golpe. Quando eu fui entrar no site oficial dessa marca, eles me direcionaram para um outro site, um site falso, que até então eu acreditava ser o site verdadeiro, paguei por Pix na hora. E uns dias depois eu recebi um outro código de rastreio por e-mail e quando eu fui entrar mostrava que o produto ele na verdade vinha da China, aí eu achei isso bem esquisito, fui no reclame aqui. Pelo que eu entendi o produto realmente ele chega em sua casa, só que é um produto completamente diferente, não é o produto original

O levantamento da instituição financeira Asaas aponta que o pix se tornou a modalidade preferida dos criminosos para golpes financeiros com 71% dos casos, enquanto os cartões de crédito ficaram com 15%, seguidos dos boletos, com 14%. Essa foi a primeira vez que os golpes via cartões de crédito foram superados.

O advogado Bruno Boris, especialista em especialista em Direito do Consumidor, dá dicas de como se prevenir de diferentes tipos de golpes financeiros.

Para evitar cair em golpes, é preciso sempre confirmar o remetente de eventuais e-mails ou mensagens, ou mesmo páginas suspeitas. Hoje em dia, existem páginas clonadas, idênticas às páginas de grandes fornecedores.  Não efetuar pagamento em promoções absurdas, onde o desconto é muito grande em relação ao preço do produto no divulgado. O pagamento via Pix é um pagamento imediato e a recuperação desses valores certamente é muito mais difícil quando isso acontece.

A Asaas avaliou mais de 141 milhões de transações fraudulentas em 2023, totalizando uma movimentação de mais de R$ 21 bilhões.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais