Diante da alta de mais de 330% de casos confirmados de Covid-19 no estado do Rio, farmácias já registram alta na procura por produtos como máscaras, álcool em gel e testes rápidos para o diagnóstico da doença.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, entre os dias 30 de outubro e 5 de novembro, mais de 4.300 casos foram registrados. No entanto, no período de 6 a 12 de novembro, o número de casos confirmados ultrapassou 18 mil.
O farmacêutico Alexandre Santos tem um estabelecimento no Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio, e com a alta demanda já percebeu o aumento no preço de alguns itens.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, a taxa de positividade dos exames de detecção em tempo real da Covid-19 aumentou de 18% para 30% em uma semana. Nas ruas e no transporte público muitas pessoas voltar a usar a máscara de proteção facial.
Mário Victor é taxista e atende à aposentada Maria Salette. Eles comentam sobre a importância do equipamento.
Mesmo com a flexibilização das medidas restritivas, algumas pessoas não chegaram a abrir mão das máscaras de proteção. É o caso da Maria Lucinda Duarte Cardoso, que aos 72 anos continua com o uso do equipamento.
Mais 1 milhão e 600 mil cariocas ainda não completaram o ciclo vacinal contra a Covid-19. Na última quarta-feira (16), a Prefeitura do Rio começou a busca ativa pelas pessoas que não foram aos postos receber as doses de reforço.
Segundo os órgãos públicos de saúde, a imunização é importante para evitar um possível agravamento do quadro de saúde do paciente em caso de contaminação.