Rio recebe Web Summit, considerado mais influente evento de tecnologia do mundo

Encontro reúne grandes e novos empresários de todo o mundo, além de representantes de companhias como Microsoft, Google, Vogue e Mercedes-Benz

Gabriela Morgado

Edição no Rio será a primeira fora da Europa Divulgação
Edição no Rio será a primeira fora da Europa
Divulgação

O Rio de Janeiro vai receber o Web Summit, considerado o mais influente evento de tecnologia do mundo. Vai ser a primeira vez que a conferência vai ser realizada fora da Europa. O encontro reúne grandes e novos empresários de todo o mundo e representantes de companhias como Microsoft, Google, Vogue e Mercedes-Benz.

Segundo o prefeito do Rio, Eduardo Paes, a conferência deve movimentar mais de R$ 1 bilhão para a cidade. O município vai sediar o evento pelos próximos três anos, mas o contrato pode ser prorrogado.

Em 2023, o Web Summit vai ser realizado de 1º a 4 de maio, no Riocentro, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste. Ações menores também vão acontecer por toda a cidade.

Eduardo Paes afirma que a iniciativa vai ajudar nos esforços da Prefeitura de consolidar o Rio como hub de inovação da América Latina e a criar oportunidades para a juventude carioca.

Nós sabemos que a transformação de Lisboa em um hub de inovação foi grande por causa do Web Summit. Nós olhamos como algo que vai consolidar Rio como o hub de inovação da América Latina. Nós vemos como uma ótima oportunidade para colocar nossa juventude em melhor forma, tentar a qualificação. Criar novos empregos. A tecnologia é um caminho para que nós possamos mudar a desigualdade e fazer a transformação social que um país como o Brasil, especialmente a cidade do Rio, precisa fazer, afirma Paes.

O Web Summit foi criado em 2009, em Dublin, na Irlanda. As últimas edições aconteceram em Lisboa, em Portugal, que também vai continuar a receber o evento.

Para o CEO do Web Summit, Paddy Cosgrave, a escolha do Rio como sede ocorreu por causa dos atrativos turísticos da cidade, mas também pelo crescimento apresentado pela cidade no setor de tecnologia.

O Brasil é um foguete nesse momento. Nossa expectativa é que o número de brasileiros participando e viajando para Lisboa a cada ano aumente. E eu espero que muitos europeus usem o Web Summit no Rio como uma oportunidade para viajar para o mercado com crescimento mais rápido para start ups. Nós meio que nos apaixonamos pelo Rio. Há tantos lugares emocionantes e bonitos para trazer pessoas e realizar eventos, diz Cosgrave.

O evento vai ser todo custeado por patrocínios. O principal será do Senac-RJ.

Mais notícias

Carregar mais