A capital fluminense recebeu nesta quinta-feira (4) o CEIS Summit - edição Sudeste. O evento marcou oficialmente o lançamento da agenda público-privada do Rio Health Fórum (RHF), reconhecendo a importância do Complexo Econômico-Industrial da Saúde, que se refere a indústrias e prestadores de serviços do setor, e recolhendo contribuições para a política nacional.
O presidente do Rio Health Fórum, Denizar Vianna, ressaltou a importância do evento para discutir a relevância da parceria público-privada para o Complexo Econômico-Industrial da Saúde.
"O Governo é importante para formular a política, para regular, para financiar, mas ele sozinho não vai trazer todas as soluções, ele precisa do setor privado. O nosso objetivo principal é ser esse hub de aproximação público e privado, entender onde é que estão os gargalos do público e onde o privado pode suprir isso de maneira transparente, de maneira auditável"
Já Josier Vilar, presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), onde o evento aconteceu, afirmou que essa é uma oportunidade para se pensar saídas para o problema de acesso à saúde do país.
"Eu percebi que a grande oportunidade que nós temos de discutir o Complexo Econômico e Industrial da Saúde é a saída para o maior problema brasileiro em relação à assistência médica e hospitalar, que é o acesso. Então, todos os recursos do Complexo Econômico e Industrial da Saúde serão comprometidos para solucionar o problema de acesso, acesso a medicamentos caros, acesso a tratamento simples, acesso a diagnóstico, acesso a consulta, etc."
O evento contou com a presença de autoridades e figuras importantes dos mais diversos campos da saúde, como a atual secretária de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, Claudia Mello, o diretor médico da Stone, Hans Dohmann, o diretor do Departamento do Complexo Industrial e Inovação em Saúde do Ministério da Saúde, Leandro Pinheiro Safatle - representando a ministra da Saúde, Nísia Trindade, - e o ex-ministro da Saúde e membro do Conselho Curador do Rio Health Fórum, José Gomes Temporão.
Nesta edição, o CEIS Summit proporcionou às lideranças participantes e aos convidados a oportunidade de compartilharem perspectivas e expectativas sobre o desenvolvimento e o futuro do Complexo de Saúde, especialmente em relação às políticas vigentes, além de explorarem os benefícios das parcerias público-privadas.
O Rio Health Forum acontecerá nos dias 6 e 7 de novembro. O evento vai ser simultâneo à Fisweek, proporcionando uma experiência única para quem têm vontade de implementar mudanças positivas no setor da saúde.