Os blocos de rua no Rio não vão desfilar este ano apesar do apelo feito por representantes de grupos tradicionais do Carnaval Carioca. Segundo a Prefeitura, a proibição está mantida e não foi por causa da pandemia, mas sim por uma questão logística, já que o município não teria tempo suficiente para organizar a cidade para esses eventos.
A declaração é do Secretário Municipal de Ordem Pública, Breno Carnevale, e foi dada durante uma coletiva de imprensa para falar sobre o esquema operacional para o carnaval, na tarde desta quinta-feira (14).
Carnevale ainda afirmou que não há proibição alguma para as pessoas circularem pela cidade.
Nesta semana, mais de 100 blocos tradicionais do Carnaval de Rua do Rio assinaram um manifesto em defesa dos desfiles neste ano. Representantes de alguns deles, como Cordão do Bola Preta, Simpatia É Quase Amor e Cordão do Boitatá, chegaram a fazer um ato na Candelária, no Centro da Cidade, na quarta-feira (13).
Já a festividade na Marquês de Sapucaí será realizada normalmente, a partir de quarta-feira (20) com os desfiles da Série Ouro. Na sexta-feira (22) e no sábado (23), a passarela do samba será palco para o grupo especial.
Para que tudo aconteça perfeitamente, a Prefeitura do Rio armou um esquema especial de trânsito no Centro da cidade, que começa a partir da terça-feira (19), quando carros alegóricos começam a se deslocar pela região, a partir das 23h.
A operação afeta os transportes públicos. As linhas de ônibus sofrerão modificações nos itinerários que passam por áreas interditadas. Todas as linhas de ônibus das Zonas Norte e Oeste para o Centro e Zona Sul farão desvio pelo Rio Comprido. As linhas provenientes da Zona Sul circularão pela pista lateral da Avenida Presidente Vargas, sentido Praça da Bandeira.
Metrô e Supervia funcionarão sem interrupção a partir das 5h de quarta-feira (20) até 23h de domingo (24).
No domingo (24), todas as estações estarão abertas até 23h, com exceção das estações Praça Onze e Central que ficarão abertas até meia-noite para embarque. As demais estações funcionarão apenas para desembarque.
A estação Cidade Nova será fechada nos dias 21, 23 e 24 (quinta, sábado e domingo) por conta da transferência entre as linhas, que será feita na estação Estácio. As demais estações ficarão abertas durante o carnaval.
No VLT Carioca, as linhas 1, 2 e 3 vão funcionar normalmente durante o período de desfiles de carnaval. Os trechos manterão circulação das 6h até meia-noite entre quinta (21) e domingo (24), com intervalos de 10 a 20 minutos.
Táxis também terão pontos de embarque no entorno do Sambódromo.