Rio inaugura projeto de cultura, esporte e lazer para regiões em vulnerabilidade

Atividades do 'Núcleos Cariocas' acontecem de acordo com a demanda do local

Priscila Xavier

Núcleos são integrados aos Centros de Referência de cada região Divulgação/Prefeitura do Rio
Núcleos são integrados aos Centros de Referência de cada região
Divulgação/Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio inaugura o projeto Núcleos cariocas, com a proposta de levar cultura, esporte e lazer para regiões em vulnerabilidade social. O evento aconteceu nesta quarta-feira (23), no Núcleo Raízes da Tijuca, na quadra do Morro do Salgueiro.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Laura Carneiro, os núcleos são integrados aos Centros de Referência de cada região. Dessa forma, os participantes podem ter acesso aos programas sócio-assistenciais.

Além disso, cada núcleo é independente. Dessa forma, as atividades acontecem de acordo com a demanda daquela região. Ou seja, numa localidade onde há mais crianças e adolescentes, haverá mais atividades voltadas para esse público, como dança e futebol. Entretanto, na região onde há maior presença de idosos, haverá mais disponibilidade de vagas para atividades como ginástica e terapia funcional.

Aluno do Núcleo Jardim Clarice, João Victor Rocha, de 16 anos, vê no balé uma oportunidade de ascender artisticamente.

Para a professora de dança Mônica Salgueiro, o projeto é uma oportunidade para que as crianças e jovens possam olhar além dos muros das periferias onde vivem.

Ao todo, nesta primeira etapa, serão 75 núcleos, espalhados pelas periferias do município, com oficinas socioeducativas, culturais e esportivas. Entretanto, a previsão é que outras unidades sejam inauguradas futuramente.

Mais notícias

Carregar mais