Rio implementará agenda ambiental 2030 da ONU

Cidade lança o programa Rio2030 que leva em consideração os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável acordados na Assembleia Geral das Nações Unidas

Por Bruna Bittar (sob supervisão)

Rio implementará agenda ambiental 2030 da ONU
A Mata Atlântica
Arquivo/Agência Brasil

O Rio de Janeiro lança o programa Rio2030 para incentivar projetos focados na agenda ambiental da ONU que termina em 2030. A decisão, publicada do Diário Oficial do Estado nesta segunda-feira (5) leva em consideração os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável acordados na Assembleia Geral das Nações Unidas, realizada em Nova York, em 2015. 

A iniciativa deve impulsionar parcerias tecnológicas e recursos financeiros para o desenvolvimento sustentável. A plataforma Rio2030 busca criar uma rede nacional e internacional para trocar conhecimento de práticas relacionadas a agenda estabelecida pela ONU. 

A publicação também prevê ações focadas na sustentabilidade e economia do estado. Dentre os destaque de consideração estão os 30 anos da  Conferência  Rio-92,  o primeiro encontro internacional para discutir pautas ambientais e os desafios socioambientais enfrentados no Rio.

O Programa será dividido em quatro pastas. Governança Rio2030; parcerias e financiamento; transparência e Informação e monitoramento e avaliação.

Instituições público e privadas interessadas no projeto podem solicitar o Selo Rio2030. Segundo a publicação, esse deve ser o mecanismo de  identificação engajamento  com o desenvolvimento  sustentável em  territórios  de  vulnerabilidade socioeconômica e/ou ambiental. 

Mais notícias

Carregar mais